Limpeza de condomínios: Como evitar desperdícios de materiais e garantir higienização completa?

27 de setembro de 2021

Diluição de produtos

O uso de produtos concentrados não é complicado, mas exige atenção para se saber a correta diluição e, assim, evitar desperdícios.

No geral, o ideal é que se mantenha uma rotina de uso dos mesmos produtos, visto que produtos de marcas diferentes podem não possuir a mesma relação entre o concentrado e o diluidor. De qualquer modo, é indispensável atenção e tempo para se ater detalhadamente às instruções dos rótulos das embalagens.

Tenha em mente que:

  • Praticamente todo produto pode ser diluído, mas verifique as recomendações do fabricante, para não perder eficácia na limpeza
  • Produtos concentrados muitas vezes são vendidos em grandes embalagens. Por exemplo, sabão neutro, detergentes e limpa-pedras são vendidos em galões de cinco litros. Fique sempre atento (e, claro, de olho em promoções)
  • Não faça a diluição em baldes. Eles são pequenos para as necessidades de limpeza de condomínios e, nesse caso, poderão ocorrer desperdícios
  • Faça a diluição em bombas próprias, normalmente com maior capacidade de armazenamento (20 litros). Elas são encontradas em lojas voltadas à venda de produtos de limpeza.

A limpeza de condomínios é, junto com a segurança, um dos setores essenciais da administração. Sua gestão demanda tempo e recursos. E, quando mal executada, é alvo de críticas, principalmente de moradores.

Todos gostam de viver num ambiente devidamente limpo. Nos condomínios, esse cenário não é diferente, por isso a limpeza de condomínios é uma das maiores preocupações de todo gestor competente.

A exigência pela limpeza ganha ainda mais importância no momento atual, em que ainda enfrentamos a pandemia de Covid-19. Por isso, hoje em dia, é comum vermos nos meios de comunicação conteúdos sobre a importância da higienização para a redução do contágio da doença.

Desse modo, o tema da higienização na prevenção de doenças diversas ganha destaque, passando a ser ainda mais comentado.

…..

Leia neste artigo Limpeza de condomínios: Como evitar desperdícios de materiais e garantir higienização completa:

  • Gestão na limpeza de condomínios
  • Os tipos de limpeza
  • Roteiro de limpeza
  • Diluição de produtos
  • Os tipos de produtos
  • Saúde, bem-estar e boa avaliação

…..

Aqui, na seção de artigos da Mazaforte, você descobre soluções eficazes para administração de condomínios.

Mantenha-se informado! Cadastre seu e-mail no final desta página, para ser avisado sobre novos conteúdos.

…..

Gestão na limpeza de condomínios

Manter as áreas comuns do condomínio devidamente limpas e higienizadas é uma tarefa que exige esforço, dedicação e recursos. E a importância do setor de limpeza, na maioria dos condomínios, fica atrás talvez somente da gestão de segurança.

Por isso, vamos, neste artigo, dar dicas para uma gestão de limpeza de condomínios mais eficiente, com orientações sobre controle de estoque, aquisição de produtos, armazenamento de material e outros. Afinal esse é um setor que exige dedicação e conhecimento para que os resultados alcançados sejam do agrado de todos.

Os tipos de limpeza

A princípio, é importante o gestor ter controle de modo claro e funcional sobre os tipos básicos de limpeza de condomínios:

Limpeza geral: é o tipo mais abrangente, pois é uma limpeza executada principalmente nas maiores áreas comuns, de grande circulação de pessoas, como os halls, elevadores, recepções. Esse tipo de limpeza muitas vezes precisa ser feito todos os dias.

Manutenção: embora mais leve, essa limpeza exige atenção constante, pois, conforme o condomínio, pode ser necessário executá-la mais de uma vez por dia, como a varrição de áreas externas.

Conservação: são os serviços de limpeza de condomínio que, independente do local estar sujo ou não, precisam ser feitas conforme uma agenda fixa, como o recolhimento de lixo.

Roteiro de limpeza

Para uma melhor gestão das atividades, visando a maximização dos recursos físicos e garantindo uso mais proveitoso dos materiais de limpeza, o ideal é que se faça um agendamento minucioso dos tipos de limpeza relacionados com os tipos de higienização.

Existem diversos modos de você fazer seu roteiro, e ele dependerá, obviamente, do tipo do seu condomínio.

Um dos modos mais utilizados é a criação de um roteiro tomando como base a periodicidade das necessidades, conforme os locais, classificando a limpeza em:

  • Diária
  • Semanal
  • Quinzenal
  • Mensal
  • Semestral

Dentro dessa classificação, você pode incluir as respectivas áreas, criando uma lista para cada necessidade e local, como hall de entrada, elevadores, banheiros, vestiários, objetos de decoração, playground, quadras, salão de jogos, quadros decorativos, vidros de portas e portaria, paredes, garagem, grades, portões etc.

O adequado roteiro de limpeza de condomínios, além da divisão da periodicidade das necessidades, deve também respeitar os horários mais recomendados para a execução das tarefas. Em geral, pode-se levar em conta:

  • Dias de semana (qual o melhor horário de limpeza nesses dias?)
  • Fim de semana (idem)
  • Frequência (diária, semanal, quinzenal etc?)

A escolha desses horários deverá considerar, principalmente, o afluxo de pessoas.

 

Armazenagem/estoque: como estocar e comprar produtos de limpeza de condomínios

Um condomínio devidamente organizado armazena seus produtos de limpeza em almoxarifados ou cômodos reservados para esse fim. Afinal, não podemos nos esquecer de que muitos produtos de limpeza são compostos químicos, podendo causar males à saúde. No geral, lembre-se:

  • O ambiente de estocagem deve ser arejado, e fique de olho em infiltrações diversas e humidade
  • O local deve ser trancado, e os produtos, preferencialmente, guardados em prateleiras mais altas, dificultando o acesso das crianças
  • Etiquete e identifique todos os produtos diluídos para saber identifica-los corretamente.

 

Os tipos de produtos

A limpeza de condomínios é bem variada, refletindo o padrão, tamanho, estilo e finalidade do local.

De um modo geral, entretanto, podemos agrupar alguns produtos de acordo com o tipo de local a ser aplicado, com a finalidade e, inclusive, com a periodicidade do uso.

Como um guia básico, podemos considerar, conforme o uso e o produto, os itens principais abaixo:

Pisos internos:

  • Produto: sabão neutro (para pisos frios, ardósia, mármore, granilite, madeira)
  • Produto: cera acrílica incolor (para ardósia, mármore, madeira)
  • Uso: umedeça levemente um pano macio com o produto, depois, se for necessário, passe um pano seco

Pisos/áreas externas (inclusive pedra mineira e Goiás):

  • Produto: limpa-pedras
  • Uso: siga as orientações do rótulo — o produto é tóxico, portanto, cuidado!

Espelhos e vidros:

  • Produto: detergente neutro
  • Uso: umedeça levemente um pano com o detergente diluído em um pouco de água. Depois, passe um pano seco. Pode-se também passar jornal para tirar eventuais manchas

Móveis de madeira:

  • Produto: detergente neutro e lustra móveis
  • Uso: umedeça levemente um pano com o detergente diluído em um pouco de água. Depois, passe um pano seco. Para o lustra móveis, aplique o produto num pano seco e aplique sempre em movimentos circulares

Banheiros:

  • Produto: bactericida e desinfetante
  • Uso: siga as orientações dos rótulos dos produtos. Se quiser, aplique no final aromatizantes em spray

Grades e portões:

  • Produto: removedor
  • Uso: aplique com buchas e/ou esfregões

Paredes:

  • Produto: detergente neutro
  • Uso: umedeça um pano macio com o detergente diluído em água. Ao final, pode-se fazer uso de um rodo pequeno

Saúde, bem-estar e boa avaliação

A limpeza de condomínios, como vimos, é item indispensável para a saúde e qualidade de vida de todos. Além de prevenir contra doenças diversas, um local devidamente higienizado promove o bem-estar dos moradores e colaboradores.

Os ganhos são diversos, diretos e indiretos. Um bom gestor de condomínios, portanto, irá ganhar profissionalmente ao gerenciar a limpeza com maior esmero. E sua avaliação, mediante os empregadores e os moradores, será sempre mais positiva.

…..

Clique aqui e descubra as demais soluções Mazaforte.

COMPARTILHE

Últimas postagens

Quando devo procurar uma empresa terceirizada de limpeza?

Por que contratar uma empresa terceirizada de limpeza? A administração de um condomínio, seja ele empresarial, comercial ou residencial, demanda bastante tempo e recursos. E a busca pela qualidade nos serviços essenciais e de manutenção oferecidos aumenta a cada dia....

Quais são as vantagens de um posto de Portaria 24 horas?

Com a preocupação em relação à violência no país, a Portaria 24 Horas tem se tornado cada vez mais popular, visto que o recurso promove ganhos que vão além da geração de maior segurança, promovendo o bem-estar dos moradores e até mesmo uma maior valorização do imóvel....

Tags:

CADASTRE-SE

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.