O que avaliar antes de contratar uma empresa de limpeza?

10 de agosto de 2021

A higiene nas dependências do condomínio

Uma questão sempre em pauta, ganha ainda mais destaque hoje em dia, quando enfrentamos a pandemia de Covid-19. E precisa ser bem analisada na hora da escolha de uma empresa de limpeza séria e competente.

Manter limpos os diversos ambientes comuns é uma tarefa complexa no dia a dia para qualquer administrador de condomínios.

E as necessidades gerais de higienização das dependências — e as exigências dos condôminos quanto a essa questão — têm aumentado progressivamente, muito em decorrência das preocupações em relação à prevenção da Covid-19.

Afinal, como aplicar uma rotina de higienização que, além da realização das metas usuais de limpeza comum, vise a eliminação do SARS-CoV-2, o vírus causador da doença?

Nesse cenário, a profissionalização dos serviços de limpeza se torna ainda mais necessária. E a contratação de uma empresa de limpeza competente torna-se, muitas vezes, imprescindível.

…..

Leia neste artigo O que avaliar antes de contratar uma empresa de limpeza:

  • A preocupação crescente com a higienização em período de pandemia
  • A responsabilidade dos administradores
  • A importância da mão de obra qualificada
  • Dicas para contratação de uma empresa de limpeza
  • Depois da pandemia

…..

Aqui, na seção de artigos da Mazaforte, você descobre soluções eficazes para administração de condomínios.

Mantenha-se informado! Cadastre seu e-mail no final desta página, para ser avisado sobre novos conteúdos.

…..

A eficiência da limpeza e higienização nos condomínios no dia a dia e durante a pandemia

A limpeza é um fator gerador de bem-estar e segurança para os condôminos, funcionários e visitantes. E, ao contrário do que alguns possam pensar, essa não é uma tarefa simples, e precisa ser implantada com sucesso pelos gestores condominiais.

Como regulamenta o artigo 1.348 do Código Civil, a administração do condomínio é responsável por manter as áreas comuns limpas, propiciando um ambiente saudável, evitando problemas e reclamações.

E a devida limpeza dos condomínios é, hoje em dia, ainda mais indispensável. A correta higienização dos ambientes de convivência, com os protocolos e produtos corretos, torna-se ainda mais importante no momento atual, de combate à propagação do novo coronavírus.

A escolha de uma empresa de limpeza para o fornecimento de mão de obra especializada

Para garantir que os condomínios permaneçam seguros, é necessária uma execução profissional das tarefas de higienização do ambiente. Uma mão de obra devidamente habilitada, que saiba quais procedimentos e produtos adotar, vai poder oferecer a melhor solução.

A correta higienização em condomínios é fundamental na prevenção da Covid-19. Sua eficácia exige a aplicação de produtos adequados e a contratação de profissionais capacitados na execução dos protocolos de segurança e saúde. E uma empresa de limpeza qualificada será aquela capaz de fornecer um plano de trabalho que ateste sua capacidade.

Quais critérios devem ser levados em consideração ao escolher uma empresa de limpeza?

A escolha pela contratação de uma empresa de limpeza, ao invés do uso de equipe própria para essa função, tem crescido no mercado. Além da melhoria dos resultados e da profissionalização dos serviços, a opção permite aos administradores se focarem nas demais tarefas do gerenciamento condominial.

O primeiro ponto a ser analisado na escolha da empresa de limpeza é a linguagem empregada. Avalie se as informações iniciais apresentadas são de fato técnicas e de fácil compreensão.

Em seguida, avalie o escopo de trabalho. Verifique se o projeto é claro e objetivo, especificando claramente o que, quando e onde serão executados os serviços. Também observe, ou pergunte, se a empresa segue orientações de algum especialista em infectologia. E quais serão os protocolos de higienização adotados contra a pandemia. Leve ainda em consideração a possibilidade de implantação de melhorias posteriores, caso necessário.

Além disso, a empresa de limpeza precisa informar quais produtos serão usados e a metodologia de aplicação, assim como a durabilidade das soluções, e se elas deixam ações residuais.

Também é importante saber sobre os cuidados com a saúde dos profissionais de limpeza que prestarão o serviço — tanto pela saúde deles próprios, como para proteção de contágio das pessoas no condomínio. A equipe em ação deverá usar equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, botas e afins, e seguir os protocolos adequados contra a pandemia.

Lembre-se que esses profissionais vão transitar pelas áreas comuns do condomínio.

Depois da pandemia

Períodos de pandemia nos trazem questionamentos sobre muitas de nossas práticas diárias.

Assim, atitudes para as quais antes não dávamos atenção passam a ser alteradas ou evitadas. Assim já aconteceu em alguns setores com a crise gerada pelo H1N1, em 2009. Portanto, após o término da pandemia de Covid-19, é possível que a sociedade passe a adotar algumas novas rotinas de higiene.

Assim, tenha em mente que a empresa de limpeza a ser contratada poderá continuar a prestar serviços posteriores em seu condomínio. Por isso, seja criterioso na escolha e opte por uma empresa que poderá ser sua parceira por longo tempo.

…..

Quer saber mais detalhes sobre o que uma empresa de limpeza competente pode fazer por seu condomínio?

Fale com um especialista

…..

Clique aqui e descubra as demais soluções Mazaforte.

COMPARTILHE

Últimas postagens

Quando devo procurar uma empresa terceirizada de limpeza?

Por que contratar uma empresa terceirizada de limpeza? A administração de um condomínio, seja ele empresarial, comercial ou residencial, demanda bastante tempo e recursos. E a busca pela qualidade nos serviços essenciais e de manutenção oferecidos aumenta a cada dia....

Quais são as vantagens de um posto de Portaria 24 horas?

Com a preocupação em relação à violência no país, a Portaria 24 Horas tem se tornado cada vez mais popular, visto que o recurso promove ganhos que vão além da geração de maior segurança, promovendo o bem-estar dos moradores e até mesmo uma maior valorização do imóvel....

Tags:

CADASTRE-SE

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.