O que você precisa saber sobre paisagismo em condomínios

25 de agosto de 2021

Por alguns ainda considerado um luxo estético, o paisagismo em condomínios tem cada vez mais se firmado com um recurso gerador de valor palpável. Além dos óbvios benefícios gerados em qualidade de vida, imóveis residenciais e comerciais com áreas verdes ganham também em avaliação de mercado e tendem a ter uma procura maior.

Nas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos, o avanço econômico e a oferta de recursos da vida moderna proporcionam um dia a dia mais confortável em vários aspectos.

Porém, por outro lado, a grande e muitas vezes desordenada ocupação populacional gera uma área urbanizada com consideravelmente menos zonas verdes.

Nesse cenário, o paisagismo em condomínios existe para buscar minimizar essa carência de contato com a natureza.

Embora algumas pessoas — inclusive alguns projetistas e empreendedores — o encarem apenas pelo lado estético, o paisagismo em condomínios vem ganhando destaque como gerador de satisfação para moradores, trabalhadores e visitantes. E mais: um bom projeto de áreas verdes tende a valorizar o imóvel, tornando-se, muitas vezes, fator decisivo numa compra.

…..

Leia neste artigo O que você precisa saber sobre paisagismo em condomínios:

  • O que é paisagismo
  • Quais os benefícios o paisagismo proporciona às pessoas
  • Quais os benefícios o paisagismo proporciona aos condomínios / vida em condomínio
  • Quais os principais aspectos o síndico deve analisar antes de começar um projeto paisagístico no condomínio

…..

Aqui, na seção de artigos da Mazaforte, você descobre soluções eficazes para administração de condomínios.

Mantenha-se informado! Cadastre seu e-mail no final desta página, para ser avisado sobre novos conteúdos.

…..

O que é paisagismo

Diferente do que muitos pensam, o paisagismo vai além da mera elaboração de projetos de áreas verdes segundo critérios meramente estéticos.

O paisagismo, além da beleza, busca a implantação de áreas verdes para substituir espaços tomados pelas construções urbanas. Um projeto paisagístico, portanto, tem também o objetivo de restaurar regiões afetadas pelo avanço da urbanização.

Desse modo, o projeto paisagista busca devolver às áreas construídas a vegetação característica local. Para isso, faz-se uso da botânica, ecologia, de estudos de alterações climáticas e da avaliação das características de cada região.

Tudo isso, claro, harmonizado com o estilo arquitetônico do condomínio. E visando, também, deixar o ambiente mais bonito e prazeroso para moradores, funcionários e visitantes.

Quais os benefícios o paisagismo proporciona às pessoas?

No estilo de nossa vida contemporânea, estamos sempre ocupados, tomados por várias tarefas, muitas vezes simultâneas. Nos deslocamos várias vezes, na cidade, por grandes distâncias. Quase sempre apressadamente.

Nessa rotina, nosso contato com a natureza costuma ser bem reduzido. Nas nossas cidades, muitas vezes construídas desordenadamente, as áreas verdes são restritas.

E, por outro lado, segundo recomendações da ONU (Organização das Nações Unidas), as cidades deveriam conter um mínimo de 16 m² de área verde por habitante para promover melhor qualidade de vida e redução de estresse.

Num levantamento de 2015 realizado na Universidade de Standford (EUA), 90 minutos diários de contato com a natureza reduz ocorrências de depressão e ansiedade.

Então, quando estamos falando em paisagismo, podemos pensar em ganhos amplos, sistêmicos, de aumento de bem-estar das pessoas, influenciando diretamente na qualidade de vida e na saúde de todos.

Quais benefícios o paisagismo em condomínios gera aos moradores e ao estilo de vida?

Apenas uma árvore tem a capacidade de diminuir a quantidade de gás carbônico e oferecer um ar mais fresco, limpo e saudável ao seu entorno.

E um bom projeto de paisagismo em condomínios pode, conforme o espaço, criar áreas devidamente arborizadas em espaços abertos, comuns, a todos os moradores, funcionários e visitantes.

Cria-se, desse modo, novos centros de convivência e para a realização de atividades ao ar livre, como caminhadas e a prática de esportes.

As áreas verdes também vão ajudar a refrescar o clima local, criando um microclima mais agradável.

Como se pode supor, são diversos os ganhos gerados pelo paisagismo em condomínios. Entre as vantagens, podemos citar:

  • Redução da temperatura média, com geração de microclima mais ameno
  • Redução de gás carbônico
  • Geração de sombras
  • Criação de novas áreas de atividades de lazer e de esportes
  • Redução de nível de ruídos
  • Contenção da velocidade de ventos
  • Embelezamento e aumento do valor do imóvel

O condomínio também ganha em valorização de sua imagem nas redondezas, passando a ser visto com bons olhos pelos demais moradores da região.

Quais os principais aspectos que o síndico deve analisar antes de começar um projeto paisagístico no condomínio?

O desenvolvimento e implantação de um projeto de paisagismo em condomínios precisa levar em consideração, algumas vezes, mais aspectos técnicos do que um projeto em áreas residenciais ou mesmo públicas.

Em condomínios, por exemplo, há casos em que o projeto paisagístico será implantado sobre a laje, ao invés de diretamente no solo. Em casos assim, é necessária a impermeabilização da laje com recursos específicos, como o uso de manta asfáltica.

Outro ponto importante é que as espécies plantadas no local precisam ser adequadas à profundidade da terra de plantio, para que as raízes não causem danos estruturais.

O síndico também precisa prever como lidar com o projeto nos médio e longo prazos. Ele deve organizar a rotina de regas, adubações periódicas e eventuais reposições.

Para o desenvolvimento e implantação do projeto em si, será necessária a contratação de profissional ou empresa habilitada.

Na avaliação do fornecedor e na definição do projeto, alguns pontos precisam de atenção especial, para se evitar problemas futuros:

  • Quais os tipos de plantas mais adequados à região, ao ambiente e ao estilo arquitetônico
  • As condições climáticas em que as plantas ficarão precisam estar de acordo com suas necessidades biológicas (sol, ar, sombra, terra)
  • Como será a rotina de manutenção
  • Harmonização de áreas internas e externas
  • Durabilidade da vegetação
  • Rotina de cuidados

Quer receber a visita de um técnico especializado em paisagismo e jardinagem para começar ou melhorar o seu projeto?

Clique aqui e reserva sua visita!

…..

Em suma, todos esses cuidados e aspectos a serem levados em conta não devem desanimar um síndico a implantar um projeto paisagístico no condomínio.

Os ganhos de qualidade de vida, bem-estar e valorização do imóvel são palpáveis e crescentes.

Os moradores vão agradecer. A natureza também.

…..

Clique aqui e descubra as demais soluções Mazaforte.

COMPARTILHE

Últimas postagens

Quando devo procurar uma empresa terceirizada de limpeza?

Por que contratar uma empresa terceirizada de limpeza? A administração de um condomínio, seja ele empresarial, comercial ou residencial, demanda bastante tempo e recursos. E a busca pela qualidade nos serviços essenciais e de manutenção oferecidos aumenta a cada dia....

Quais são as vantagens de um posto de Portaria 24 horas?

Com a preocupação em relação à violência no país, a Portaria 24 Horas tem se tornado cada vez mais popular, visto que o recurso promove ganhos que vão além da geração de maior segurança, promovendo o bem-estar dos moradores e até mesmo uma maior valorização do imóvel....

Tags:

CADASTRE-SE

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.